Professor Roberto Kalbush Saito em destaque na mídia nacional e na descoberta de exoplaneta

27/09/2024 11:46

O Departamento de Física da UFSC tem o prazer de informar que o professor astrofísico Roberto Kalbush Saito apareceu recentemente em uma reportagem de mídia nacional. A matéria, publicada em 26 de setembro de 2024, destaca um trabalho inovador realizado por cientistas brasileiros e de outros 14 países. Juntos, eles criaram o maior mapa infravermelho da Via Láctea, proporcionando um mapeamento tridimensional detalhado da nossa galáxia. Esse trabalho resultou em mais de 200 mil imagens capturadas pelo telescópio, alimentando centenas de artigos científicos e expandindo significativamente nosso conhecimento do universo. 

Além dessa notável participação, o professor Roberto Saito também orientou a pesquisa que culminou no artigo  intitulado “The young exoplanetary system TOI-4562: Confirming the presence of a third body in the system“. O artigo, de autoria do estudante Vitor Fermiano, descreve a descoberta do exoplaneta TOI-4562c utilizando dados do telescópio espacial TESS da NASA e do telescópio brasileiro Zeiss, localizado no Observatório do Pico dos Dias (OPD/LNA) em Minas Gerais. Esse planeta gigante, com 5,8 vezes a massa de Júpiter, é parte de um sistema planetário ainda em formação e foi detectado através da técnica de Variação do Tempo de Trânsito (TTV).

Esses avanços demonstram o impacto significativo do trabalho realizado por nossos pesquisadores e estudantes, reafirmando a posição da UFSC na pesquisa astrofísica internacional.