Oficina Mecânica do Departamento de Física

O departamento de física da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) conta com uma oficina mecânica que presta os mais diversos serviços técnicos ao departamento. A estrutura deve atender de maneira geral os laboratórios de ensino relacionados as disciplinas experimentais e aos mais diversos grupos de pesquisa nas variadas áreas. A oficina é de fundamental importância para a manutenção e desenvolvimento dos trabalhos de ensino, pesquisa e extensão elaborados e conduzidos pelos professores.

O servidor técnico mecânico responsável pela oficina é o Paulo Ricardo Zampiron que pode auxiliar no planejamento/desenho/manufatura/usinagem/execução de algum projeto tanto de pesquisa como de ensino. O acesso ao serviço pode ser realizado de maneira simples, pelo preenchimento do formulário de ordem de serviço disponível, onde um professor permanente deve ser responsável pelo projeto em execução.

Contatos:

e-mail:Paulo Ricardo Zampiron (Servidor Técnico Mecânico responsável)

ramal: 2845

Localização: Sala FS41, nos blocos modulares do CFM

Coordenador responsável da Oficina Mecânica: Prof. Igor Alencar Vellame (igor.alencar@ufsc.br), sala 229, prédio do departamento de física, segundo andar. Ramal: 3743.

Impressão 3D – Manufatura Aditiva de Polímero

O laboratório de física atômica e molecular (AtomoLab) disponibiliza uma impressora 3D de manufatura aditiva em filamentos poliméricos. Com a filosofia de diminuir o tempo de desenvolvimento de novos equipamentos para utilização em experimentos de Física Atômica e Molecular/Óptica Quântica, bem como reduzir o custo e os desafios envolvidos na manufatura de usinagem usual. Para isso, uma impressora desenvolvida no laboratório está em pleno funcionamento, com a usinagem aditiva em polímeros de ABS (Acrilonitrilo-butadieno-estireno) e PLA (Ácido Poliláctico), este derivado de açúcar, totalmente atóxico, biodegradável e reciclável. O acesso é garantido aos laboratórios de ensino, na utilização para o desenvolvimento e manutenção de equipamentos didáticos e para os diversos grupos de pesquisa, na impressão de disparadores, porta amostras, suportes diversos, etc. Uma segunda impressora 3D está sendo desenvolvida para impressão de diferentes filamentos poliméricos disponíveis no mercado como Nylon, PET, PVA, etc. com grau maior de precisão e volume de impressão.

As impressões podem possuir um grau de precisão de até 100 micrometros na direção vertical entre camadas de adição e de até 25 micrometros na interface entre linhas bidimensionais em cada camada. Na nova impressora será possível a impressão dupla simultânea de dois polímeros, abrangendo ainda mais o leque de possibilidades. Exemplos das possibilidades de impressão podem ser encontrados no site do laboratório.

Todos os professores permanentes e seus respectivos alunos possuem acesso aos equipamentos. O pedido para realização de serviços de impressão 3D podem ser realizados pela entrega deste formulário (link) na secretaria do departamento, ou por envio no endereço de e-mail abaixo.

Contatos:

ramal: 5641